Condromalácia ou condropatia patelar: o que é

O que é a condromalácia?

Fortes pontadas nos joelhos ao dirigir, subir e descer escadas ou ao agachar para pegar objetos. Os desagradáveis sintomas são comuns para boa parcela da população. Condromalácia patelar, síndrome da dor patelofemoral e joelho de corredor são muitos os nomes dados à condropatia. Essa lesão é confundida muitas vezes com a inflamação do tendão. Provocada pelo desgaste das cartilagens da patela, o osso mais saliente do joelho em contato com a do fêmur, a doença é bastante comum no público feminino e em corredores.

condromalácia ou condropatia

Como surge a condropatia?

Existem vários fatores que devem ser levados em conta. Um deles é a fraqueza da musculatura dos glúteos, que faz com que a pelve fique caída e sobrecarregue os joelhos. A sobrecarga faz com que os joelhos tendam a ficar para dentro. Enquanto a patela deveria ficar encaixada no fêmur, fica deslocada para lateral, o que causa o desgaste.

Conheça sobre a instabilidade fêmoro-patelar >

Além da causa genética, principalmente em mulheres, uma das razões para o aparecimento da condropatia é o uso inadequado de aparelhos de ginástica. O leg press é muito comum, que exige força excessiva aplicada na patela. Se o joelho estiver com alguma lesão, as dores aparecerão.

Descrita como uma ardência ou pontada ao ficar com o joelho flexionado por longos períodos, mesmo sem forçá-lo, a doença pode provocar também crepitação e estalos, muitas vezes audíveis. 

condropatia e condromalácia

Como tratar

Os remédios são usados para auxiliar no tratamento. O principal tratamento é a correção do movimento, para que a patela não fique sobrecarregada durante a execução do movimento. Essa reeducação é feita na fisioterapia e na academia. Necessita da prevenção do valgo dinâmico, a melhora da musculatura do quadril e do core (músculos do tronco). É preciso lembrar que o que acontece entre o tornozelo e o quadril interfere diretamente no joelho.

Avaliação cinemática da marcha >
Fisioterapia especializada >

Compartilhe a informação
Especialista
Especialista

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *