Condropatia e lesões osteocondrais

Condropatia é uma doença das cartilagens. A contropatia é um termo muito usado na descrição de exames de imagem como ressonância, onde o radiologista não sabe exatamente a doença que está provocando a lesão na cartilagem e as alterações nesse tecido são descrito como uma cartilagem doente ou simplesmente “condropatia”.

Pode ocorrer em qualquer articulação do corpo, mas é muito comum na articulação patelo-femoral do joelho.

A condropatia, que é um desgaste difuso não tem tratamento operatório, a não ser que exista artrose avançada ou lesões osteocondrais localizadas.

Observe que é um defeito focal, tendo tecido cartilaginoso normal ao redor da lesão.
A cartilagem restante é normal, sendo possível realizar o procedimento de microperfuração.
Quando a lesão é difusa, com um afinamento da cartilagem, não adianta realizar procedimento operatório, pois não terá resultado.

O tratamento é reduzir o peso, quando existir o sobrepeso, e realizar a reabilitação muscular para reduzir a sobrecarga articular. Pode ser utilizado medicações orais e infiltrações articulares. E evite estas atividades que prejudicam o joelho, veja clicando aqui.

O diagnóstico sendo de ARTROSE, muda, pois não é somente a condropatia, mas já existe uma doença do osso, com deformidade e dor intensa, podendo ser realizados osteotomias e realinhamentos, ou mesmo, a artroplastia.

Saiba Mais aqui.

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Especialista
Especialista

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *